A DECOLONIALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA

ENTRE A LEGISLAÇÃO E OS MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Vitória Marinho Wermelinger Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

decolonialidade, livros didáticos, sociologia, Lei10.639/03, Lei 11.645/08

Resumo

O presente relato é o de uma pesquisa ainda em andamento que tem como tema a presença de conteúdos que promovam a representatividade étnica, racial e cultural dos povos colonizados no Brasil, assim como é proposto pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, nos Livros Didáticos de Sociologia disponibilizados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2018. A metodologia da pesquisa é a  bibliográfica e a documental. A partir da e análise dos livros didáticos são identificados em quais temas a discussão sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas se fazem presentes nas obras. Também está sendo realizado um estudo de bibliografias sobre o debate decolonial,  para que em seguida seja feita uma seleção das temáticas étnico-raciais e culturais vigentes nas leis citadas, e, posteriormente, realizar-se uma análise mais aprofundada dos livros e o tratamento dos dados obtidos com a pesquisa.

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Biografia do Autor

Vitória Marinho Wermelinger, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Ciências Sociais

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê XI Semana de Ciências Sociais da UFF Campos