O Sistema Educacional e a Marginalização Ideológica

Autores

  • Marco Aurélio Souza Carneiro UFF

Resumo

Este trabalho discorre sobre o conhecimento escolar, levando em consideração as seguintes questões: para que serve esse conhecimento, qual a sua relação com o conhecimento científico e em que resultaria a substituição dos “conteúdos” das disciplinas pelas chamadas “habilidades e competências”. Ao discutir estas questões, intenciona mostrar que a educação formal é de imprescindível importância para o desenvolvimento da intelectualidade orgânica da classe trabalhadora e que, em contrapartida, a ideologia hegemônica produz obstáculos para o surgimento desses intelectuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual procura-se demonstrar como a educação subordinada ao aparelho de hegemonia e a marginalização invisível (aquela não explicitada nas planilhas oficiais sobre “evasão” escolar) confluem para o tipo mais sutil de negação do direito universal à educação de qualidade, a marginalização ideológica.

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Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê Ciências Sociais e Educação