Material Didático: Apostila sobre Movimentos Sociais

Autores

  • Matheus Gamito do Nascimento
  • Saulo Azevedo Nolasco

Palavras-chave:

Material didático, Movimentos Sociais

Resumo

Recado ao docente: Este material tem como objetivo orientar e auxiliar docentes e discentes em sua relação de ensino-aprendizagem com o tema proposto. O material é dividido em três partes. A primeira parte se refere ao conceito e exemplos de movimentos sociais. O texto que constitui a primeira parte pode ser reproduzido integralmente para os discentes como material de apoio ou pode ser reduzido ou incrementado pelo docente de acordo com a realidade da turma. A segunda parte consiste em uma proposta de dinâmica para colocar em prática o conteúdo trabalhado. Ela pode ser tomada como atividade avaliativa ou algum outro projeto interdisciplinar. A terceira e última parte traz a sugestão de outros materiais que podem ser importantes na aplicação do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Ana Carla Farias; ALVES, Ana Karina da Silva. As trajetórias e lutas do movimento feminista no Brasil e o protagonismo social das mulheres. IV Seminário CETROS, 2013.

BICALHO, Poliene Soares dos Santos. Protagonismo indígena no Brasil: movimento,

cidadania e direitos (1970-2009). Tese de doutorado em História. Universidade de Brasília, 2010.

CANABARRO, Ronaldo. “História e direitos sexuais no Brasil: O movimento LGBT e a

discussão sobre cidadania”. In: Congresso Internacional de História Regional. 2013.

“Dia da conquista do voto feminino no Brasil é comemorado nesta segunda.”. Site Tribunal Superior Eleitoral, 2020. Disponível em:https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Fevereiro/dia-da-conquista-do-voto-feminino-no-brasil-e-comemorado-nesta-segunda-24-1.

FERREIRA, Vinícius; SACRAMENTO, Igor. “Movimento LGBT no Brasil: violências, memórias e lutas.”. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n. 2, 2019.

GOMES, Nilma Lino. “O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes.”. Política & Sociedade, v. 10, n. 18, p. 133-154, 2011.

GOSS, Karine Pereira; PRUDENCIO, Kelly. “O conceito de movimentos sociais revisitado.”. Em Tese, v. 1, n. 2, p. 75-91, 2004.

TELLES, Vera da Silva. Movimentos sociais: reflexões sobre a experiência dos anos 70. In: SCHERER-WARREN, Ilse, KRISCHKE, Paulo J. (orgs.). Uma revolução no cotidiano? Os novos movimentos sociais na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1987.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê Ciências Sociais e Educação