ENTRE A SALA DE AULA E A REDE SOCIAL INSTAGRAM
A FORMAÇÃO DOCENTE EM DIÁLOGO COM OS POVOS INDÍGENAS
Abstract
O texto apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida por licenciadas e licenciandos em Ciências Sociais da UFF, em Campos dos Goytacazes/RJ, por meio da produção de postagens no Instagram. As publicações resultaram de aulas sobre povos indígenas, com o objetivo de traduzir conteúdos acadêmicos em linguagem acessível para o ensino de Sociologia no Ensino Médio e o público em geral. A atividade ocorreu na disciplina Prática Educativa II (2024/2), que busca articular métodos de ensino e imaginação sociológica com enfoque antropológico. A proposta está vinculada a temas como Antropologia da Educação, Interdisciplinaridade, Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Além de estimular a criação de recursos pedagógicos, a iniciativa reforça a importância da formação docente em Ciências Sociais, que exige a integração entre teoria e prática. Nesse contexto, destaca-se o
desafio da efetivação da Lei 11.645/08, que obriga o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, fundamental para superar silenciamentos e promover uma educação crítica e intercultural.
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References
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