RETRATO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES TEMPORÁRIOS EM ESCOLAS NA REGIÃO NORTE
Keywords:
professores temporários, ensino médio, desigualdades regionaisAbstract
Uma das indicações do Plano Nacional de Educação (PNE 2014) é de que, até 2017, ao menos 90% dos docentes deveriam ocupar cargos efetivos e estar em exercício nas redes escolares a que se encontrassem vinculados. Em 2020, na região Norte, somente Pará e Amazonas alcançaram a meta, enquanto estados como Acre e Tocantins permanecem com taxas muito baixas, com 35% de professores efetivos. O trabalho busca investigar se há uma correlação entre a localização das escolas e a atuação profissional dos professores temporários na região Norte. Os dados analisados têm como base os microdados do Censo da Educação Escolar de 2020. Os resultados indicam que escolas em zonas rurais têm maior porcentagem de professores temporários do que as de zonas urbanas; as de “localização diferenciada” tendem a ter mais professores temporários em comparação às que não estão nesses locais; e as turmas em unidades socioeducativas também.
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