FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA EM PERSPECTIVA AUTOBIOGRÁFICA: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA AVÁ-GUARANI NO TEKOHÁ OCOY

Autores/as

  • Elma Júlia Tataendy Martines UNILA

Palabras clave:

Formação Docente Indígena , Autobiografia, Avá-Guarani, saberes tradicionais

Resumen

A partir da abordagem autobiográfica, este estudo analisa a trajetória formativa de uma professora indígena Avá-Guarani, residente na Terra Indígena Tekohá Ocoy, no estado do Paraná, desde a infância até a atuação docente no ensino de Geografia e na alfabetização em língua materna. Busca-se compreender quais saberes e experiências, adquiridos antes do ingresso no ensino superior, contribuíram para a construção de sua identidade profissional. Através da autobiografia permitiu resgatar memórias orais, práticas educativas tradicionais e vivências escolares, articulando conhecimentos ancestrais e científicos. Os resultados evidenciam que a formação docente indígena é um processo contínuo, enraizado na cultura, na língua, território e nas relações comunitárias, em diálogo com a educação escolar não indígena. Conclui-se que reconhecer e valorizar esses saberes é fundamental para fortalecer a educação diferenciada e a resistência cultural dos povos indígenas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Referencias

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.p. 58.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

PORTUGAL, Jussara Fraga. “Quem é da roça é formiga!”: histórias de vida, itinerâncias formativas e profissionais de professores de Geografia de escolas rurais. 2013. 352 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC. Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2013.

SILVA DE JESUS, Renata da.; MOURA, Terciana Vidal. Autobiografia e saberes docentes: refletindo sobre a formação. Anais VII CIPA... VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica UFMT – Cuiabá – 17 a 20/07/2016.

KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem Viver Organização de Bruno Maia. Brasil: Cultura do Bem Viver, 2020. (eBook).

Publicado

2025-09-18