ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: um debate pertinente na contemporaneidade.

Autores/as

  • Alan William Ribeiro da Costa Universidade do Estado do Para (UEPA)

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Ensino médio, Diretrizes Curriculares.

Resumen

Destaca-se a análise das relações de ensino de Sociologia no sistema educacional básico brasileiro, objetivando problematizar a sua posição nas Diretrizes Curriculares Nacionais e proporcionar a intensificação do debate acerca da temática. Justificando a discussão com a relevância da disciplina na formação de alunos críticos. Realizou-se uma análise que parte da perspectiva macrossociológica das políticas públicas educacionais à microssociológica, abordando a realidade de duas escolas públicas em Igarapé-Açu no Pará, a partir da compreensão dos discursos dos alunos e da observação das práticas pedagógicas nas aulas dessa disciplina. Destaca-se o professor como principal agente para a modificação dessa realidade, seja nas práticas pedagógicas mais dinâmicas ou pela militância.

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Biografía del autor/a

Alan William Ribeiro da Costa, Universidade do Estado do Para (UEPA)

Graduando em Ciencias Sociais pela Universidade do Estado do Pará, cursando o sexto semestre .

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Publicado

2019-12-06