RETRATO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES TEMPORÁRIOS EM ESCOLAS NA REGIÃO NORTE

Autores

  • Larissa de Fátima Ramalho Pereira

Palavras-chave:

professores temporários, ensino médio, desigualdades regionais

Resumo

Uma das indicações do Plano Nacional de Educação (PNE 2014) é de que, até 2017, ao menos 90% dos docentes deveriam ocupar cargos efetivos e estar em exercício nas redes escolares a que se encontrassem vinculados. Em 2020, na região Norte, somente Pará e Amazonas alcançaram a meta, enquanto estados como Acre e Tocantins permanecem com taxas muito baixas, com 35% de professores efetivos. O trabalho busca investigar se há uma correlação entre a localização das escolas e a atuação profissional dos professores temporários na região Norte. Os dados analisados têm como base os microdados do Censo da Educação Escolar de 2020. Os resultados indicam que escolas em zonas rurais têm maior porcentagem de professores temporários do que as de zonas urbanas; as de “localização diferenciada” tendem a ter mais professores temporários em comparação às que não estão nesses locais; e as turmas em unidades socioeducativas também.

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Biografia do Autor

Larissa de Fátima Ramalho Pereira

Graduação em Ciências Sociais no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê XI Semana de Ciências Sociais da UFF Campos