Heteronormatividade em uma escola de Campos dos Goytacazes

reflexões sobre o silenciamento do debate sobre gênero

Autores/as

  • Mateus da Silva Virgílio UFF

Palabras clave:

Gênero; Escola; Antropologia da Educação.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo entender como se dão as relações de gênero dentro da escola, principalmente observando como a instituição lida com o comportamento dos alunos em relação ao “feminino” e “masculino” e como o assunto é tratado pela instituição. Para efetuar a pesquisa, foi realizada uma observação participante em uma escola estadual localizada no centro do município de Campos dos Goytacazes – RJ. Sendo feitas, ainda, algumas entrevistas etnográficas com professores, alunos e integrantes do projeto Mulheres Apoiando a Educação. Com isso, são desveladas questões envolvendo o silenciamento de debates acerca das temáticas de gênero, homogeneização de comportamentos por parte da escola e movimentos conservadores que interferem na educação.

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Publicado

2023-04-28

Número

Sección

Dossiê Ciências Sociais e Educação