Memórias discentes de um grêmio estudantil

gestão, democracia e juventudes

Autores/as

Resumen

A presente pesquisa aborda a relação estabelecida entre o grêmio estudantil e a gestão escolar em um colégio público estadual do Rio de Janeiro. Para tanto, são propostas reflexões a partir de experiências discentes de antigos membros do grêmio estudantil, atuantes entre os anos de 2017 e 2018, através da realização de grupos focais. Com o objetivo de compreender e rememorar a qualidade das relações constituídas entre os alunos membros do grêmio e a gestão, a pesquisa busca realizar análises sobre os relatos e falas dos entrevistados a fim de desvelar se a postura adotada pela gestão escolar nos anos de foco da pesquisa impactava positiva ou negativamente a atuação ativa e autônoma do grêmio. Aportada nos conceitos de memória, juventudes, cidadania e democracia, a pesquisa analisa através da revisão de literatura o contexto histórico brasileiro que constituiu a atuação dos movimentos juvenis e estudantis, com destaque para o período de ditadura cívico-militar no Brasil (1964-1985) e o processo de redemocratização da República. Tendo em vista a vivência da pesquisadora em movimentos estudantis na educação básica, aliada a produção bibliográfica envolta do tema, defende-se a importância da cogestão para a concretização da democracia nas escolas e para o desenvolvimento de uma postura crítica estudantil.

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Biografía del autor/a

Larissa Martins Fernandes Amaral, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense. Possui interesse de pesquisa em ensino de sociologia, juventudes e movimentos sociais.

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Publicado

2023-12-16