INSTAGRAM E COTIDIANO: O ACONCHEGO COMO CATEGORIA ESTÉTICA

ENTREVISTA COM MANUELA DE MATTOS SALAZAR

Autores/as

  • Paulo Rodrigues Gajanigo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Manuela de Mattos Salazar Universidade de Sussex

Resumen

Entrevista realizada por Paulo Rodrigues Gajanigo em dezembro de 2023.

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Biografía del autor/a

Paulo Rodrigues Gajanigo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Realizou estágio pós-doutoral na Media Film and Music School na University of Sussex (2019).

Manuela de Mattos Salazar, Universidade de Sussex

Doutora em Mídia e Comunicação pela Universidade de Sussex (Bolsista Capes - Doutorado Pleno) com pesquisa multidisciplinar nas áreas de mídia e comunicação, e história da arte. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (2010), especialista em Jornalismo digital pela AESO - Faculdades Integradas Barros Melo (2014) e mestre em Comunicação pela UFPE (2017), com pesquisa sobre a estetização do cotidiano na fotografia do Instagram. Pesquisadora jornalista do INCITI/UFPE (rede de pesquisa e inovação para as cidades) de 2014 a 2017. 

Citas

BATCHEN, Geoffrey. Forget me not: photography & remembrance. New York: Princeton Architectural, 2006.

BÖHME, G. Critique of Aesthetic Capitalism. Milão: Mimesis International, 2017a.

BÖHME, G. The Aesthetics of Atmospheres. Londres: Routledge, 2017b.

Highmore, B. ‘Keywords and keywording’, Cultural Studies, 0(0), pp. 1–24., 2021.

BÖHME, G. Ordinary Lives : Studies in the Everyday. Londres: Routledge. 2017b

MURRAY, S. ‘Digital Images, Photo-Sharing, and Our Shifting Notions of Everyday Aesthetics’, Journal of Visual Culture, 7(2), 2008, pp. 147–163.

SALAZAR, M. Mundo Mosaico: A estetização do cotidiano no Instagram. Curitiba: Kotter Editorial, 2018.

NGAI, S. Our aesthetic categories: zany, cute, interesting. Cambridge.: Harvard University Press, 2012.

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Publicado

2023-12-31

Número

Sección

Dossiê Mídia & Cultura