Performances e experimentações artísticas com crianças em contexto de migração
Résumé
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a contação de histórias, em diálogo com outras práticas artísticas, e sua contribuição na integração de crianças e jovens imigrantes venezuelanos residentes no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, localizado em Brasília. No decorrer da pesquisa, realizada durante o ano de 2023, foram propostos ambientes de acolhimento, diálogo e escuta de narrativas com crianças em contexto de migração. A pesquisa, colaborativa e multidisciplinar, foi realizada no âmbito da Rede de Pesquisa Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação, coordenada pela professora Luciana Hartmann. A metodologia da nossa pesquisa foi pautada nos estudos da performance aliados aos estudos antropológicos brasileiros que auxiliam na compreensão da mobilidade e experiência migratória pelo ponto de vista das crianças.
Téléchargements
Références
ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 91, p. 419-442, 2005.
CAMARGO, Robson Corrêa de. Milton Singer e as performances culturais: um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Revista Karpa, n. 6, Los Angeles, 2013.
CASA BOM SAMARITANO, EM BRASÍLIA (DF), ACOLHE O PRIMEIRO GRUPO DE 19 MIGRANTES VENEZUELANOS. CNBB, Brasília, 20/05/2021. Disponível em : https://www.cnbb.org.br/casa-bom-samaritano-em-brasilia-df-acolhe-o-primeiro-grupo-de-19-migrantes-venezuelanos/. Acesso em: 15/05/2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/ não formal. Institut International des Droits de l’Enfant (IDE) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre 2005.
HARTMANN, L.; VIEIRA, D. C. S. C. “Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui”: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 13, p. 1-23, 2023.
HARTMANN, Luciana. Eles brincam de guerra mundial: protagonismo infantil em narrativas de crianças imigrantes. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, p. 923-943, 2018.
HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 1997.
SINGER, HELENA. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017, p. 14-21.
UNESCO - Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf Acesso em: 28/05/2024.