EXISTE SELEÇÃO DE PERFIS DE ESTUDANTES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL?
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PERFIL DO ALUNADO DE UMA ESCOLA DE NITERÓI/RJ
Abstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa de monografia que analisou a dinâmica de seleção dos estudantes de uma escola da rede pública estadual (SEEDUC-RJ) localizada na cidade de Niterói, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O estudo partiu da literatura da Sociologia da Educação com relação ao fenômeno pouco aparente da disputa por escolas públicas comuns que articulam qualidade com equidade de ensino (pouca seletividade socioeconômica) e a mobilização de famílias dos segmentos de menor rendimento por escolas com alto prestígio na hierarquia educacional. Além disso, é apresentado brevemente a cidade de Niterói, onde o colégio analisado está inserido, um breve histórico acerca da constituição analisada e do ensino médio regular. Como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário a egressos do Colégio Estadual Esplendor [1]pela ferramenta Google Forms, obtendo 82 respostas, com o objetivo de delinear o perfil e as condições sociais do alunado e suas expectativas para realizarem os estudos na referida escola.
[1] A fim de garantir a privacidade dos informantes foi adotado como nome fictício da instituição de ensino pesquisada Colégio Estadual Esplendor (CEE).