SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO
A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS NO MODELO REMOTO DE ENSINO
Parole chiave:
ensino de Sociologia, recursos didáticos, ensino remoto, imaginação sociológicaAbstract
O artigo objetiva demonstrar a relevância do uso de recursos didáticos nas aulas de Sociologia do ensino básico mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), a fim de colaborar para a construção da imaginação sociológica dos alunos. Devido ao advento da pandemia de COVID-19, a modalidade remota de ensino foi reconhecida pelo Governo Federal do Brasil como alternativa para continuidade das atividades escolares. Assim, a partir de revisão bibliográfica acerca dos temas Sociologia na Educação Básica; Recursos Didáticos em Sociologia e Educação na Pandemia, propomos a reflexão sobre a reorganização das atividades pedagógicas e defendemos que o uso dos recursos didáticos pode promover a capacidade de imaginação sociológica nos estudantes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Luana C.; DALBEN, Adilson. (Re)Organizar o trabalho pedagógico em tempos de COVID-19: no limiar do (Im)Possível. Educ. Soc, Campinas, v. 41, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sJBDsSZGLL9kt4b8YMB8wRN/ Acesso em: 30 set. 2021.
ANGREWSKI, Elisandra. Cinema nacional e ensino de sociologia: como trechos de filme e filmes na íntegra podem contribuir com a formação crítica do sujeito. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/43090 Acesso em: 30 set. 2021.
ARAÚJO, E. G.; FERST, E. M.; SANTOS, A. S. Fronteiras da educação: alunos indígenas e imigrantes em tempos de aulas remotas, um olhar reflexivo ao projeto “@prendendoemcasabv". Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6289 Acesso em: 01 out. 2021.
BODART, Cristiano das Nevez. Fotografia como recurso didático no ensino de sociologia. Em tese, Santa Catarina, v. 12, n. 2, p. 81-102, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p81 Acesso em: 02 out. 2021.
BODART, Cristiano das Nevez. O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 1, ano 1, ed. 1, p. 13-26, 2012. Disponível em: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1 Acesso em: 30 set. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 29 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 131, n. 248, p. 1-9, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/1996/12/23/Secao-1 Acesso em: 30 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394 [...] para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 104, p. 1, 3 jun. 2008. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/603597/pg-1-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-03-06-2008 Acesso em: 30 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [...] e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 154, n. 35, p. 1-3, 17 de fev. 2017. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/137777784/dou-secao-1-17-02-2017-pg-1 Acesso em: 03 out. 2021.
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública [...]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 159, p. 4, 19 ago. 2020. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/312479499/dou-secao-1-19-08-2020-pg-4 Acesso em: 30 set. 2021.
CAETANO, Marcio; SILVA JUNIOR, Paulo M.; TEIXEIRA, Tarciso M. S. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre políticas de educação na cidade do Rio de Janeiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. especial, p. 116-138, 2020. Disponível: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52036 Acesso em: 01 out. 2021.
CARAGNATO, Célia Elizabete; CORDEIRO, Victoria Carvalho. Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola. Educação & realidade, Rio Grande do Sul, v. 39, p. 39-57, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jFkV5LdCGQ7RckBq3rjG6DG/?lang=pt Acesso em: 29 set. 2021.
CARNIEL, Fagner. o ensino de Sociologia e os: Materiais Didáticos. In: BRUNETTA, A. A; BODART, Cristiano das Nevez; CIGALES, M. (org). Dicionário do ensino de sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. p. 215-218.
DOURADO, Ivan Penteado. Mediação didática no ensino superior – inventividade, nível de abstração e o uso de metáfora como recurso didático no ensino de sociologia. Revista Brasileira de Ensino Superior, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 4, p. 34-45, 2016. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1436 Acesso em: 30 set. 2021.
FERREIRA, Wallace. A relevância de recursos didáticos no ensino de sociologia da educação básica: exemplos de experiências no Colégio Pedro II. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 46-58, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/14365 Acesso em: 30 set. 2021.
GOMES, Leonardo C.; GOMES, Iranilda C. Ensino remoto desenvolvido em escolas indígenas Potiguara da Paraíba. In: Congresso sobre tecnologias na educação (CTRL+E), 5.; 2020, Evento online. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. 2020. p. 238-245. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11401 Acesso em: 02 out. 2021.
LIMA, Jacob Carlos; CORTES, Soraya Maria Vargas. A sociologia no Brasil e a interdisciplinaridade nas ciências sociais. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 416-435, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/129608 Acesso em: 29 set. 2021.
MACHADO, C. S. O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115-142, 1987. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33382 Acesso em: 30 set. 2021.
MAÇAIRA, Julia Polessa. o ensino de Sociologia e o: Livro Didático. In: BRUNETTA, A. A; BODART, Cristiano das Nevez; CIGALES, M. (org). Dicionário do ensino de sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. p. 210-214.
MEUCCI, Simone. Introdução: Sociologia dos manuais de Sociologia. In. MEUCCI, Simone. A institucionalização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000. p. 5-15. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/254?show=full Acesso em: 30 set. 2021.
MILLS, Wright. A Promessa. In: MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. p. 9-32.
MORAES, Amaury Cesar; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM‐Sociologia. In: Amaury César (coord.). Sociologia: ensino médio. (Coleção Explorando o Ensino; v. 15). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 45-62. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7843&Itemid= Acesso em: 03 out. 2021.
MORAES, Amaury Cesar; GUIMARÃES, Elizabeth da Fonseca; TOMAZI, Nelson Dácio. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Conhecimentos de Sociologia. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Acesso em: 03 out. 2021.
MORAES, Amaury César. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, p. 5-20, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/Xf5BRdPjt6BwnnpQ457pwkN/?lang=pt Acesso em: 29 set. 2021.
MORAES, Amaury César. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, São Paulo, v. 31, p. 359-382, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Zm8BkHqMcz7P7PGxWk95RhC/?lang=pt Acesso em: 29 set. 2021.
MORAIS, Ione R. D.; GARCIA, Tânia C. M.; ZAROS, Lilian G.; RÊGO, Maria Carmem F. D. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. E-book. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/571151/4/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_2.pdf Acesso em: 30 set. 2021.
OLIVEIRA, Amurabi; BINSFELD, William; TRINDADE, Tayná. A reforma do ensino médio e suas consequências: o que pensam os professores de sociologia?. Espaço do currículo, João Pessoa, v.11, n.2, p. 249-259, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.36073 Acesso em: 03 out. 2021.
OLIVEIRA, Amurabi. O currículo de Sociologia na escola: um campo em construção (e disputa). Espaço do currículo, João Pessoa, v. 6, n. 2, p. 355-366, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/15308 Acesso em: 29 set. 2021.
OLIVEIRA, Amurabi. Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil. Em tese, Santa Catarina, v. 12, n. 2, p. 6-16, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p6 Acesso em: 29 set. 2021.
OLIVEIRA, Natália Braga de. A imaginação sociológica em sala de aula. Revista Sociologia, Ed. Escala, ano IV, ed. 44, p. 45-49, dez. 2012, jan. 2013. Disponível em: http://www.salesianoniteroi.com.br/RO/destaques/documentos/anexos_71/sociol.pdf Acesso em: 03 out. 2021.
PEREIRA, Gislaine dos Santos. BNCC e o futuro da Sociologia no ensino médio - uma análise comparativa. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 4, n. 1, p. 141-162, 2020. Disponível em: https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/268 Acesso em: 03 out. 2021.
PILETTI, Claudino. Planejamento de ensino. In: PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23º ed. São Paulo: Ed. Ática, 2004. p. 60-79.
SILVA, Ileizi L. F. O ensino das Ciências Sociais/ Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury César (coord.). Sociologia: ensino médio. (Coleção Explorando o Ensino; v. 15). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 15-44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7843&Itemid= Acesso em: 29 set. 2021.
SILVA, Roniel S.; BODART, Cristiano das Nevez. O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 20, n. 1, p. 137-153, 2015. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1890 Acesso em: 30 set. 2021.
SOUZA, Everton de. Escolas do campo e o ensino remoto: vozes docentes nas mídias digitais. Revista Cocar, Pará, v. 14, n. 30, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3753 Acesso em: 01 out. 2021.
SOUZA, Francisco O. M. de; SILVA, Humberto S. da. Desigualdades educacionais em tempos de pandemia: os desafios dos estudantes da escola pública e das favelas cariocas em meio à crise sanitária global. Revista Espaço Crítico, Goiás, ano 2, v. 2, n. 2, p. 52-68, 2021. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/rec/article/view/1025 Acesso em: 01 out. 2021.