Roturas e Velados: forças autobiográficas
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.13-32Palavras-chave:
arte, autobiografia, desenho, subjetividadeResumo
Neste texto apresentam-se duas produções em desenho intituladas Roturas e Velados que realizei tendo como dimensão crítica o reconhecimento de aspectos autobiográficos que os motivaram. Trata-se de desenhos que dimensionam suas relações com a presença, reverberando inquietações de urgência a respeito da vida. Essa dimensão crítica do fazer, em sua materialidade, diz respeito ao pensamento expressivo que deflagra suas inquietações diante das complexidades que compreendem uma produção em arte que, como fenômeno contemporâneo, tem como principal propósito uma entrada para tocar em lugares que um corpo já residiu. A compreensão a respeito da autobiografia nas artes visuais, seja ela em qual modalidade for, pode se situar nos limites entre arte e vida, nos acontecimentos privados, que podem ser suscetíveis de se aclarar para “transbordar” no campo de um real.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
ARFUCH, Leonor. “Cronotopías de la intimidad”. In ARFUCH, Leonor. Pensar este tiempo, espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires: Paidós, 2005.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
CHEVRIER, Jean-François. Formas Biográficas. Construcción y mitología individual. Ma-drid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2014.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V: Ética, Se-xualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, M. Uma estética da existência. In FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Polí-tica. Org. por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2006.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
OLIVEIRA, L.S.; STRAMBI, Marta; FARINA, Mauricius. Simpósio 3: Entre a obra e o mun-do: a dimensão crítica da arte. In ANPAP. Anais do 25o Encontro Nacional da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre, 2016.
OLIVEIRA, L.S.; STRAMBI, Marta; FARINA, Mauricius. Simpósio 11: O Político, O Estético, O Crítico: dimensões da arte e do artista no contemporâneo. In ANPAP. Anais do 26 o Encontro Nacional da ANPAP. Memórias e Inventações, Campinas, 2017.
RICOEUR, Paul. Autobiografía intelectual. Buenos Aires: Nueva Visión, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).