Roturas e Velados: forças autobiográficas

Autores

  • Marta Luiza Strambi Universidade Estadual de Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.13-32

Palavras-chave:

arte, autobiografia, desenho, subjetividade

Resumo

Neste texto apresentam-se duas produções em desenho intituladas Roturas e Velados que realizei tendo como dimensão crítica o reconhecimento de aspectos autobiográficos que os motivaram. Trata-se de desenhos que dimensionam suas relações com a presença, reverberando inquietações de urgência a respeito da vida. Essa dimensão crítica do fazer, em sua materialidade, diz respeito ao pensamento expressivo que deflagra suas inquietações diante das complexidades que compreendem uma produção em arte que, como fenômeno contemporâneo, tem como principal propósito uma entrada para tocar em lugares que um corpo já residiu. A compreensão a respeito da autobiografia nas artes visuais, seja ela em qual modalidade for, pode se situar nos limites entre arte e vida, nos acontecimentos privados, que podem ser suscetíveis de se aclarar para “transbordar” no campo de um real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Luiza Strambi, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo

Marta Luiza Strambi  é artista visual e professora do PPGAV-IA-UNICAMP e da Especialização em Artes Visuais, Intermeios e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Visuais, CNPq/UNICAMP. Doutora e Mestre em Artes, IA-UNICAMP e ECA-USP. Especialista em Educação, FE-UNICAMP. Atua em áreas teórico-práticas da arte com articulações com a área da Educação.

Referências

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

ARFUCH, Leonor. “Cronotopías de la intimidad”. In ARFUCH, Leonor. Pensar este tiempo, espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires: Paidós, 2005.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

CHEVRIER, Jean-François. Formas Biográficas. Construcción y mitología individual. Ma-drid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2014.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V: Ética, Se-xualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, M. Uma estética da existência. In FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Polí-tica. Org. por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2006.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

OLIVEIRA, L.S.; STRAMBI, Marta; FARINA, Mauricius. Simpósio 3: Entre a obra e o mun-do: a dimensão crítica da arte. In ANPAP. Anais do 25o Encontro Nacional da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre, 2016.

OLIVEIRA, L.S.; STRAMBI, Marta; FARINA, Mauricius. Simpósio 11: O Político, O Estético, O Crítico: dimensões da arte e do artista no contemporâneo. In ANPAP. Anais do 26 o Encontro Nacional da ANPAP. Memórias e Inventações, Campinas, 2017.

RICOEUR, Paul. Autobiografía intelectual. Buenos Aires: Nueva Visión, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Strambi, M. L. (2017). Roturas e Velados: forças autobiográficas. REVISTA POIÉSIS, 18(30), 13-32. https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.13-32