Corpos Striped: sujeição à insurgência simbiótica

Autores

  • Rafael Scheibe Coutinho Universidade Esy=tadual de Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.55-78

Palavras-chave:

artes visuais, desenho contemporâneo, simbiose, crítica social

Resumo

Corpos Striped constitui-se em uma produção seriada de nove (9) desenhos realizados pelo pesquisador e artista Rafael Scheibe Coutinho, a qual reflexiona aspectos devastadores presentes na sociedade contemporânea, so-bretudo apregoando a figura da mulher como objeto de desejo e consumo de maneira abjeta. Para tanto, adiciona-se a esta figura uma relação insurgente com a criatura polvo, que se sobrepõe à mulher fazendo às vezes de uma vasta e repulsante cabeleira. O polvo assume metaforicamente o peso grotesco im-posto pela sociedade como uma força que sufoca e transgride a feminilidade, envolvendo-a por meio de uma relação simbiótica e camuflando-se de forma capilar, transformando-a na representatividade da medusa contemporânea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Scheibe Coutinho, Universidade Esy=tadual de Campinas, São Paulo

Rafael Scheibe Coutinho é artista visual e professor. Doutorando inserido na linha de pesquisa Poéticas Visuais e Processos de Criação no Instituto de Artes da Unicamp, é Mestre em Artes Visuais (IA-UNICAMP) e Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação (IA-UNICAMP).

Referências

CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

PARACER, Suridar; AHMADJIAN, Vernon. Symbiosis: An Introduction to Biological Associa¬tions. Nova York: Oxford University Press, 2000.

STRAMBI, Marta Luiza. Cria Cuervos. Uma aproximação com a fotografia de Carmen Cal-vo. Anais do Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, RN, 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1325- 1.pdf. Acesso em 8/5/2016.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Coutinho, R. S. (2017). Corpos Striped: sujeição à insurgência simbiótica. REVISTA POIÉSIS, 18(30), 55-78. https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.55-78