Entre a matéria-prima e o objeto cerâmico: uma poética pessoal
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.79-94Palavras-chave:
artes visuais, cerâmica contemporânea, hibridismosResumo
Neste artigo abordo a minha experiência enquanto artista / professora e ceramista em relação à matéria-prima, ao utilitário doméstico e cerâmico. E discorro sobre minhas leituras a respeito dos materiais enquanto crus e cozidos em meu processo de criação.
Downloads
Referências
AMARAL, M. E. M. C. Clivagens da matéria: uma abordagem nas artes plásticas. Disserta-ção (Mestrado em Artes, Escola de Belas Artes, UFMG), 2001. 367f.
BACHELARD, G. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das for-ças. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2009.
LEMINSKI, P. Caprichos e Relaxos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
LÉVI-STRAUS, C. O cru e o cozido. São Paulo: Brasiliense, 1991.
READ, H. As origens da forma da arte. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1981.
GUIMARÃES ROSA, J. O Cruzeiro [revista], Rio de Janeiro, Diários Associados de Assis Chateaubriand, 25/8/1957.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).