Zoo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.131-146Palavras-chave:
videoinstalação, performance, animalResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre a videoinstalação performática ZOO, apresentada no Festival Internacional de Arte e Tecnologia F.A.S.E, realizado no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, Argentina, em 2013. O trabalho consiste de uma projeção de vídeo sobre uma instalação construída com caixas de arquivo que são movimentadas pelos artistas durante uma performance. Os performers assumem a posição de animais enjaulados, relacionando-se com um ambiente imagético artificial e essencialmente cultural. A obra discute criticamente as complexas relações entre homens e animais na sociedade contemporânea. Neste
artigo, o trabalho ZOO é discutido a partir de um diálogo com autores como John
Berger e Jacques Derrida, que se concentram nas questões éticas e filosóficas da
relação homem-animal.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. The Open. Man and Animal. Stanford, California: Stanford University Press. 2004
BERGER, John. Why look at animals? London: Penguin books. 2009.
DERRIDA, Jaques. O animal que logo sou. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
FORTES, Hugo Fernando Salinas, Junior. Interações entre natureza e ciência na arte contemporânea. In: Art & Sensorium, v. 1, p. 79-96, 2014.
MACIEL, Maria Esther. Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
ULLRICH, Jessica et al (Hrsg.). Ich das Tier. Tiere als Persönlichkeiten in der
Kulturgeschichte. Berlin: Reimer Verlag, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).