Estética do performativo ou o fim do teatro de pesquisa dos grandes mestres pedagogos? Eugenio Barba, Presente!
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.57-70Palavras-chave:
Eugenio Barba, estética do performativo, dramaturgia do atorResumo
Neste estudo coloca-se em questão se o teatro de pesquisa dos grandes mestres pedagogos do século XX, no qual Barba é herdeiro, seria o último baluarte de um teatro que se investe, de forma artesanal, contra a doxa institucionalizada pelas práticas pós-dramáticas ou da estética do performativo, que em sua consagração mundial vem sistematicamente sacrificando e esvaziando de significado ou importância aquilo que na essência se constitui a base de pesquisa dos mestres pedagogos, de toda uma geração: a busca pela arte secreta do ator.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. Un amuleto fatto di memoria. Il significato degli esercizi nella drammaturgia dell’attore. In_ Drammaturgia dell’attore. DE MARINIS, Marco (Org). Teatro Eurasiano, n.3, 1997.
_________. Teatro. Solitudine, mestiere, rivolta. Milano: Ubulibri, 2000.
________. A canoa de papel. Tratado de Antropologia Teatral. Brasilia: Dulcina Editora, 2009.
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Editora Vozes, 1970.
DE MARINIS, Marco. Il teatro dopo l’età d’oro. Roma: Bulzoni Editore, 2013.
________. El nuevo teatro, 1947-1970. Barcelona: Paidós, 1988.
________. Capire il teatro. Lineamenti di una nuova teatrologia. Roma: Bulzoni, 2000.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estetica del performativo, una teoria del teatro e dell’arte. Roma: Carocci editore, 2014.
GROTOWSKI, Jersy. POLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/ Perspectiva, 2010.
OSTERMEIER, Thomas. BANU, Georges (Org.) Le Théâtre et la peur. France: Actes Sud, 2016.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: LPM, 1987.
UNO, Kuniich. A Gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2012.
VARLEY, Julia. Sottopartitura: ancora un termine utile e sbagliato. Risposte a Patrice Pavis. In Drammaturgia dell’attore. DE MARINIS, Marco (Org). Teatro Eurasiano, n.3, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).