Eugenio Barba: memória e resistência no teatro

Autores

  • Andrea Copeliovitch

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.71-84

Palavras-chave:

Eugenio Barba, Odin Teatret, técnica do ator, ética e teatro

Resumo

Este texto é uma introdução ao pensamento de Eugenio Barba acerca
de seu fazer teatral, um teatro criativo e auto-criador. Mas é também um agradecimento à generosidade desse mestre; generosidade que pude vivenciar em alguns encontros e que está na base de seu projeto de um teatro que prevê comunhão e trocas; um teatro efêmero como a vida, mas tão vivo e intenso como ela pode ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBA, Eugenio. Teatro – solidão, ofício, revolta. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.

______. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2014.

______. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

______; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: É realizações, 2012.

BURNIER, Luiz Otávio. Arte do ator: da técnica à representação, elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e

vocais de representação para o ator. Tese de doutorado. PUC- São Paulo. 1994.

GROTOWSKI, Jerzy. Para um Teatro Pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Ed. Dulcina, 2011.

HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. São Paulo: Papirus, 1996.

ROSA, João Guimarães. “A terceira margem do rio”. In: ______. Ficção completa: volume II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p.

-413.

TOPORKOV, Vassíli. Stanislávski ensaia: memórias. São Paulo: É realizações, 2016.

VARLEY. Julia. Uma atriz e suas personagens. Histórias submersas do Odin Teatret. São Paulo: É realizações, 2016.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

Copeliovitch, A. (2018). Eugenio Barba: memória e resistência no teatro. REVISTA POIÉSIS, 17(28), 71-84. https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.71-84

Edição

Seção

DOSSIÊ