Apresentação do dossiê
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.15-20Palavras-chave:
anacronismo, pós-conceitualismo, arte contemporâneaResumo
Trata-se da apresentação do dossier “Arte Contemporânea: anacronismo, pós-conceitualismo” publicado na revista Poiésis. Em “primeiro lugar, argumenta-se que a narrativa sobre a passagem do “moderno” para o contemporâneo” baseada na passagem da “especificidade do médium” para a “condição pós-médium” esbarra em uma teleologia da história. Em seguida, mostra-se como o texto de Nuno Crespo apresenta uma visão do contemporâneo ligada ao fim das promessas da modernidade ao pensá-lo como um tempo anacrônico, a partir de Didi-Huberman e Giorgio Agamben. Continuando, mostra-se em que medida a concepção do contemporâneo como uma “ficção operativa” produz uma visão crítica da inaturalidade da arte contemporânea uma vez que a possibilidade de relacionar espaços e tempos diferentes se adequa bem ao atual capitalismo global. Por fim, refletiremos como esta crítica à inatualidade do contemporâneo desliza para uma crítica da arte conceitual, mostrando que a tarefa da arte contemporânea consiste em problematizar o espaço no qual ela está instalada. Assim, mostrar-se- -á como o texto Éric Alliez discute o pós-conceitualismo analisando as obras de Daniel Buren e Gordon Matta-Clark.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
BISHOP, C. Radical Museology: or What’s ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art? London: Koenig Books, 2013.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Org. Willi Boile. Belo Horizonte: UFMG, 2007
CORTRIN, Cecilia; FERREIRA, Gloria. (Org.) Clement Greenberg e o debate crítico. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Márcia Arbex. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
________. Devant le temps. Paris: Minuit, 2010.
LYOTARD, Jean-François. A Condição pós-moderna. 12a. ed. Trad. Ricardo Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
KRAUSS, Rosalind. Voyage on the north sea: art in the age of the post-medium condition. New York: Thomas & Hudson, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. Le Partage du Sensible. Paris: La Fabrique, 2014.
________. Les écarts du cinema. Paris: Fabrique, 2011.
WARBURG, Aby. A renovação da antiguidade pagã. Trad. Mrkus Herdiger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).