“Boots” , anotações sobre um filme que respira e cambaleia

Autores

  • Aline Dias

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.165-180

Palavras-chave:

cinema de exposição, escrita fílmica e discursiva, memória

Resumo

O artigo aborda o trabalho fílmico “Boots” da artista Tacita Dean. A reflexão foca-se no modo como a obra é condicionada à sua forma de apresentação, através da espacialização dos três filmes em salas de projeção no contexto expositivo do museu, nas suas conexões na própria estrutura narrativa e nas ressonâncias desta estratégia na percepção do trabalho pelo espectador, no chamado cinema de exposição. O texto aponta ainda a defesa e adesão da artista a um suporte em vias de obsolescência, a relação entre escrita fílmica e discursiva, a partir dos textos asides (ou apartes) do trabalho e as articulações entre memória, ficção e história neste trabalho.

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Como Citar

Dias, A. (2018). “Boots” , anotações sobre um filme que respira e cambaleia. REVISTA POIÉSIS, 17(27), 165-180. https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.165-180