Do estruturalismo ao pós-estruturalismo: as fragilidades do modelo de documentação museológica aplicado à arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.195-208Palavras-chave:
pós-estruturalismo, museu, arte contemporâneaResumo
O objetivo deste artigo é localizar o trabalho de Paul Otlet (1868-1944) – teórico responsável pelo desenvolvimento do sistema de catalogação considerado pai da ciência da informação – como pertencente à corrente de pensamento estruturalista. No segundo momento, buscaremos evidenciar as inconsistências da aplicação de uma teoria documental e museológica estruturalista a acervos de arte contemporânea, a partir de teorias pós-estruturalistas que fundamentam a transição do meio específico em arte, para sua condição pós meio.Downloads
Referências
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora/Edusp, 2006.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
FOSTER, Hal ; KRAUSS, Rosalind ; BOIS, Ive-Alain ; BUCHLOH, Benjamin. Art since 1900. Modernism, antimodernism, postmodernism.
Londres: Thames & Hudson, 2014.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 02 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Arte Ensaios n°17, p.128 – 137. 2005.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História do
Departamento de História da PUC-SP. São Paulo, n.10, p. 7-28, 1993.
POULOT, Dominique. Museu e Museologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
RIBEIRO, Maria Cristina ; MESQUITA, Walma ; MIRANDA, Marcos Luiz Cavalcanti. A tese otletiana para gestão, organização e disseminação
do conhecimento. Revista RACIn, João Pessoa, v.3, n.2, p. 2-22, jul-dez, 2014.
SMIT, J. W. A documentação e suas diversas abordagens In: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST Documentação em Museus / Museu de Astronomia e Ciencias Afins- Organização de: Marcus Granato, Claudia Penha dos Santos e Maria Lucia N. M. Loureiro . — Rio de Janeiro : MAST, 2008. (MAST Colloquia; 10)
SOUZA, Francisco Saraiva. Claude Lévi-Strauss e o estruralismo. Revista Desenredos. Ano IV – número 15. Piauí, 2012 [ISSN 2175-3903]
VOLK, Tyler. Metapatterns: acros space, time, and mind. Columbia. Columbia University Press, 1995.
Internet
www.institutorubensgerchman.org.br/sophiaacervos. visitado em 10 de novembro de 2015
www.moma.org/database. visitado em 10 de novembro de 2015
www.getty.edu/foudation.research. visitado em 10 de novembro de 2015
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).