Virada Curatorial: o pôr-em-obra da exposição como poética relacional
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.65-80Palavras-chave:
curadoria, crítica de arte, estéticaResumo
Começo assumindo que optarei por um tom mais pessoal – em função
de se tratar de uma prática em que fui me envolvendo paralela e complementarmente à minha atividade na universidade. Depois de tratar da relação entre crítica e curadoria, abordarei a genealogia do que viria a se denominar virada curatorial da arte contemporânea. Ao fim, tratarei brevemente do Reina Sofia que me parece o melhor exemplo de um museu que soube incorporar a dimensão crítica ao partido curatorial assumido pela instituição, terminando com duas exposições no MAM-Rio durante o período de minha gestão como curador que me parecem ajudar no esclarecimento dos desafios inerentes à referida virada.
Downloads
Referências
BISHOP, Claire. What is a curator? In: IDEA, issue #26, 2007. Disponível em: http://idea.ro/revista.
_____. Radical Museology. London: Koenig Books, 2013.
EXPÓSITO, Marcelo. Conversación com Manuel Borja-Villel. Madrid: Ediciones Turpial, 2015.
HALL, Stuart. Museums of Modern Art and the End of History. In: HALL, Stuart and MAHARAJ, Sarat. Modernity and Difference.
London: INIVA, 2001.
KRAUSS, Rosalind. The cultural logic of late capitalism museum. In: October, Vol 54, MIT Press, pp. 3-17, 1990.
LYOTARD, Jean-François. A conversation with Jean François Lyotard by Bernard Blistène. In: Flash Art, nº 121, pp. 32-29, March 1985.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
_____. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
VON HANTELMANN, Dorothea. The Experiential Turn. In: CARPENTER, Elizabeth. On Performativity. Minneapolis: Walker Art Center,
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).