Identidade: singularidade: conceitos presentes na arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.207-220Palavras-chave:
identidade, singularidade, arteResumo
O artista com enfoque político, em sua crítica, precisa cada vez mais
recorrer ao conhecimento transdisciplinar da produção do sujeito no meio cultural e socioambiental. Os conceitos de identidade e singularidade envolvem nuances e complexidades. Não poderia simplesmente contrapor identidade à diferença, como dois polos opostos e excludentes, quando as inter-relações são menos dicotômicas ou homogêneas, mesmo porque a realidade não o é. Trata-se de um debate relacionado às formas de pensar a construção de um sujeito. O artigo levanta questões fora do campo institucionalizado da tradição artística, gerando uma reflexão sobre as diferenças, quase labirínticas, presentes na arte conceitual.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. Utopia antropofágica. Obras completas de Oswald de Andrade. 4ª Ed. São Paulo: Globo, 2011.
CANTON, Katia. Da política às micropolíticas. 1ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Volume 4, 1ª Ed. Rio de Janeiro: Ed.34, 1997.
GUATTARI, Félix, ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Thomaz Tadeu da Silva e Guaraci Lopes Louro. 10ª Ed. Rio de
Janeiro: DP&A, 2005.
RAVEL, Judith. Discionário Foucault. Tradução: Anderson Alexandre da Silva; Revisão técnica: Michel Jean Maurice Vincent. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).