La Pregunta Fundamental. Elementos de la semiótica peirciana para la Investigación en arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1625.123-140Palavras-chave:
lógica, abdução, arteResumo
O texto explora maneiras de inferir através da lógica e sua relação com a prática daquilo que entendemos como “arte”, a partir da proposta de Peirce queconsidera a abdução como a lógica do raciocínio sintético; em um processo contínuo e dialético com a teoria Kantiana. Com este exercício buscamos verificar a estrutura fundamental dos silogismos em questão e estabelecer critérios que permitam compreender a lógica do processo criador e fundamentá-lo considerando os processos próprios da criação artística.Downloads
Referências
BARRENA, Sara. La Creatividad en Charles Sanders Peirce. Revista AnthroposNo. 212. Barcelona: Editorial Anthropos. 2012, p. 112-120.
GOMBRICH, Ernst. H. Arte e Ilusión. London: Phaidon. 2002.
GÓMEZ DE SILVA, Guido. Breve Diccionario Etimológico de la Lengua Española. México: Fondo de Cultura Económica. 2013.
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes.1984.
PEIRCE, Charles S. Obra Filosófica Reunida.Tomo I. Nathan Houser y CristianKloesel, editores. México, Fondo de Cultura Económica,
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo:Iluminuras, 2001.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).