Da teoria à prática: a dança como uma ferramenta semiótica de tradução

Autores

  • Carlos Gonçalves Tavares

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1625.143-154

Palavras-chave:

tradução intersemiótica, dança, história da dança

Resumo

O presente estudo tem por objetivo relacionar conceitos da semiótica
de Charles Sanders Peirce e da tradução intersemiótica nas criações em dança, a partir dos diálogos entre dança e literatura e outras linguagens artísticas, como o teatro e aparatos técnicos. A literatura possui ligação intima com o balé clássico, através dos libretos do século XVIII. Os libretos eram utilizados como um roteiro narrativo da obra literária em que se adaptavam os espetáculos de balé, como “O Quebra-Nozes” e “A bela Adormecida”. Na dança contemporânea notamos a tradução de características estéticas literárias em coreografias, como o espetáculo
May B, criado por Maguy Marin e inspirado no universo estético do dramaturgo Samuel Beckett.
tradução intersemiótica; dança; história da dança

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Como Citar

Tavares, C. G. (2018). Da teoria à prática: a dança como uma ferramenta semiótica de tradução. REVISTA POIÉSIS, 16(25), 143-154. https://doi.org/10.22409/poiesis.1625.143-154

Edição

Seção

ARTIGOS