O relacional em questão, mas ainda uma vontade de estar junto
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1625.201-214Palavras-chave:
estética relacional, estar junto, participaçãoResumo
Este artigo trata do alargamento da noção de participação na obra artística, entendida à luz das práticas coletivas do final do século XX, através da dimensão relacional e da vontade de estar junto implícitos na arte contemporânea. Para isso, utiliza como disparador do discurso, a publicação Estética relacional, do crítico francês Nicolas Bourriaud, em 2009, questionando alguns de seus aspectos específicos, ao mesmo tempo em que explora tendências por ela levantadas para localizar a prática de coletivos artísticos brasileiros. Ainda, discute a dinâmica participativa e seu apelo político, por meio de conceitos apontados por filósofos como Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Roland Barthes.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Entrevista concedida para o Programa Fronteiras do Pensamento. Disponível em: http://www.youtube. com/watch?v=POZcBNo-D4A, Agosto de 2011. Acesso em 08/11/11.
BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BISHOP, Claire. Antagonism and Relational Aesthetics. In: OCTOBER Magazine. New York: MIT Press. n. 110, 2004, p. 51–79.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LEMOS, André. Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão. In: ANAIS DO XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
MIRANDA, Danilo Santos de (org.). Arte pública. São Paulo: Sesc, 1998.
OITICICA, Hélio. Tropicália. 04/03/1968. PHO 0128/68. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/ho/
home/index.cfm Acesso em 01/05/2013.
PÉLBART, Peter Pal. Como viver só. Palestra de 04 de agosto de 2006. Disponível em : http://forumpermanente.tangrama.com.br/.
event_pres/simp_sem/semin-bienal/documentacao/ Acesso em: 18/08/2013.
ROSAS, Ricardo. Nome: coletivo/Senha: colaboração. In: Rizoma.net, 2003. Disponível em: http://www.rizoma.net/ desenv/interna.php?id=170&secao=intervencao. Acesso em 09/10/08.
ROSAS, Ricardo. Hibridismo coletivo no Brasil: transversalidade ou cooptação In: Anais do 1º Simpósio Internacional do Paço das Artes, Padrões aos Pedaços: o pensamento contemporâneo na arte. São Paulo. Outubro de 2005. Disponível em http://www.canal contemporaneo.art.br/forum/viewtopic.php?t=57. Acesso em 08/10/13.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).