A contemporaneidade da arte moderna e a exigência da filosofia ensaística em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.13-23Palavras-chave:
Benjamin, arte, contemporaneidade, ensaioResumo
O artigo caracteriza a prática da filosofia de Walter Benjamin através de seus encontros com a arte. Busca, a partir daí, extrair o sentido já contemporâneo da arte moderna, ou seja, antes mesmo que cronologicamente se iniciasse o que se convencionou chamar de arte contemporânea. Por fim, o artigo destaca o ensaio como forma filosófica atrelada à arte.Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BENJAMIN, Walter. Livro das passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In Obras escolhidas; v. 3. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BENJAMIN, Walter. Paris do Segundo Império. In: Obras escolhidas; v. 3. São Paulo, Brasiliense, 1989.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1988.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin, ou verdade e beleza. Kriterion, Belo Horizonte, v. 46, n.
, dez. 2005.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).