Sonho de arquivo

Autores

  • Catherine Perret

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.25-34

Palavras-chave:

Benjamin, arquivo, arte, história

Resumo

O presente artigo busca analisar as noções de arquivo e de prática de
arquivo a partir das reflexões de Walter Benjamin. Buscaremos compreender a novidade do método benjaminiano mostrando sua forma de exposição da obra do poeta Charles Baudelaire. A partir da correspondência entre Benjamin e Adorno, apresentaremos o dispositivo desenvolvido por Benjamin e que se trata não de interpretar a obra de Baudelaire, mas antes de expô-la. Expor essa obra significa, para Benjamin, um engajamento histórico-político do teórico-analista-arquivista e a tensão de suas contradições enquanto sujeito singular histórico. Essas contradições não são resolvidas, mas identificadas e imobilizadas como tal.

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Referências

BENJAMIN, Walter. Briefe I. Frankfurt: Suhrkamp, 1978.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften Bd.4. Frankfurt: Suhrkamp, 1991b.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

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Como Citar

Perret, C. (2018). Sonho de arquivo. REVISTA POIÉSIS, 15(24), 25-34. https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.25-34