Mímesis e enigma: sobre Infância em Berlim por volta de 1900

Autores

  • Patricia Lavelle

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.77-92

Palavras-chave:

Benjamin, mímesis, enigma

Resumo

Os textos especulativos sobre a faculdade mimética constituem esboços
preparatórios para o projeto de Infância em Berlim por volta de 1900, e em particular para o primeiro capítulo de sua primeira versão datilografada (1932-1933), intitulado Mummerehlen. A problemática das “semelhanças não sensíveis” atravessa o texto, que pode ser compreendido como uma tentativa de domínio de seu poder mágico de tornar presente, isto é, como um exercicio de colocar à distância as forças míticas da imagem. Pois, deixando entrever o horizonte teórico implicado nas semelhanças artisticamente produzidas, Benjamin explicita e deforma o quadro mimético da representação, explicitando o valor cognitivo da obra. A modernidade destas memórias de infância está justamente em tematizar essa tensão entre poesia e teoria sobre a qual se constitui sua estrutura enigmática.

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Como Citar

Lavelle, P. (2018). Mímesis e enigma: sobre Infância em Berlim por volta de 1900. REVISTA POIÉSIS, 15(24), 77-92. https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.77-92