Arte, América Latina e as fronteiras do mundo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.12-24Palavras-chave:
arte, localidade, identidade, mundo contemporâneoResumo
A arte brasileira tem seus olhares tradicionalmente direcionados
a horizontes distantes que têm o norte do mundo como foco, herança
do período colonial, independentemente se esse interesse nos distancia
de nossa realidade social, política ou cultural, daquilo que efetivamente
nos distingue. Este ensaio propõe uma reflexão em torno das articulações
entre arte, localidade e identidade no mundo contemporâneo.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Os Prêmios de Viagem da Academia em Pintura. In: PEREIRA, Sonia Gomes (org.). 185 anos da
Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001 / 2002, p. 69-92.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
HALL, Stuart. Que ‘negro’ é esse na cultura negra? In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG;
Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
PIPER, Adrian. A lógica do modernismo. Poiésis, Niterói, n. 11, p. 167-176, nov. 2008.
ZÍLIO, Carlos. A querela do Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).