Taxonomia como procedimento
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.87-104Palavras-chave:
Hélio Oiticica, taxonomia, Nova YorkResumo
O artigo Taxonomia como procedimento foi adaptado de um dos capítulos
da dissertação de mestrado do autor intitulada Hélio Oiticica em Nova York (1970-1978): experiência em campo ampliado, concluído no curso de mestrado em artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF) entre 2011 e 2013. A pesquisa foi baseada no vasto legado do artista em obras, escritos, filmes, gravações e, em especial, nos arquivos do Projeto Hélio Oiticica (PHO). O texto aborda tópicos interligados que conduzem objetivamente para a experiência seminal de Oiticica em Nova York. Desde seus procedimentos taxonômicos às ideias que perpassam o que o artista designou inicialmente de Newyorkaises e mais tarde por Conglomerado. As informações apresentadas aqui refletem sobre aspectos da linguagem inconsútil de Hélio Oiticica.
Downloads
Referências
BRETT, Guy. Hélio Oiticica-Catálogo. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio Arte, 1997.
BURROUGHS, William. Disponível em: http://www.ubu.com/ historical/burroughs/electronic_revolution.pdf. Acesso em 08/03/2013.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia Das Letras, 2011.
COELHO, Frederico. Livro ou Livro-me. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010.
ECO, Humberto. A vertigem das listas. São Paulo: Editora Record, 2010.
FIGUEIREDO, Luciano. Hélio Oiticica: Obra e Estratégia. Rio de Janeiro: Catálogo-MAM, 2002.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1991.
KLINGER, Diana. Paixão do arquivo. Matraga, Rio de Janeiro, v. 14, n. 21, p. 170-175, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/ matraga21. Acesso em 5/8/2013.
MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2004.
OITICICA, Hélio. Museu é o Mundo. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2011.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0210.71-p 26.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0274.74-p 1.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0413.71-p 3.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0312.74 -p 9.
RIVERA, Tania. Hélio Oiticica. A criação e o comum. Viso - Cadernos de estética aplicada, nº 7, jul-dez, 2009. Disponível em: http://www.revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=50. Acesso em 08/04/2013.
SALOMÃO, Wally. Hélio Oiticica: Qual é o Parangolé? E Outros Escritos. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2003.
SALOMÃO, Wally. Hélio Oiticica-Catálogo. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio Arte, 1997.
SONTAG, Susan. Sob o signo de saturno. São Paulo: Editora L&PM, 1986.
Sousândrade , Joaquim de. O Guesa. Londres: Cooke & Halsted, c. 1886.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).