Colocar uma pedra nesse assunto
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1421-22.151-164Palavras-chave:
forma, espaço-tempo, imaginaçãoResumo
O artigo desenvolve os relatos apresentados no VI Fórum Bienal de Pesquisa em Arte (Pará, 2013) e o submetido ao Seminário Poéticas da
Criação. Discute questões pertinentes a uma proposta prática, integrante
do projeto DeslocamentoFricçãoGalpão/Capanema, contemplado com o
prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, ocorrida em setembro
de 2012 no pátio do Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro. Trata da
realização de um trabalho sem uma forma final, que se constrói a partir da desconstrução de suas próprias partes. Nela, a palavra ASSUNTO, se completa (constrói) com o desmanche de outra parte, constituída pela palavra COLOCAR. A proposta acontece como um happening/oficina. Apresenta uma organização formal subordinada à linguagem, realizada de forma a permitir a geração de significados além do expresso na forma linguística, onde o material pedra e a ação contribuem para o significado da experiência com implicações culturais e associações de tempo e local onde acontece.
Downloads
Referências
COHN, Sérgio (org.). Ensaios Fundamentais: artes plásticas. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (seleção e comentários). Escritos de artistas. Trad. Pedro Süssekind et al.. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editor, 2006.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da Escultura Moderna. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LUCIE-SMITH, Edward. Art Now. New Jersey: The Wellfleet Press, 1989.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).