Peter Szondi e a filosofia da arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.811.35-43Palavras-chave:
Historicidade, Interpretação, Trájico, BenjaminResumo
O artigo a seguir discute a base filosófica da teoria da literatura de Peter Szondi. Analisando alguns dos principais textos museológicos do autor, o objetivo é mostrar como Szondi pensou a questão da historicidade no contexto de uma teoria da compreensão e da interpretação de obras literárias.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia (6ª edição), 1975. SZONDI, Peter. Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
CANDIDO, Antonio. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosacnaify, 2001.
CANDIDO, Antonio. Teoria do drama burguês. São Paulo: Cosacnaify, 2004.
CANDIDO, Antonio. Poetik und Geschichtsphilosophie I. Studienausgabe der Vorlesungen Band 2. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1974.
CANDIDO, Antonio. Poetik und Geschichtsphilosophie II. Studienausgabe der Vorlesungen Band 3. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1974.
CANDIDO, Antonio. Schriften II. Frankfurt: Suhrkamp, 1996.
CANDIDO, Antonio. Das lyrische Drama des Fin de siècle. Studienausgabe der Vorlesungen. Band 4. Frankfurt: Suhrkamp, 1975.
ZIMMERLIN, Alfred. “Verschwiegen und verstockt”. Zurique, Neue Zürcher Zeitung (24/12/2004).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).