Isa Aderne: fazendo política com a xilogravura - anos 60
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.811.93-102Palavras-chave:
xilogravura popular, anos 60, gravura política, poética da resistênciaResumo
Artista gravadora dos anos 60, com formação em pintura e gravura na Escola Nacional de Belas Artes, Isa Aderne envereda pela xilogravura de cunho popular. Cria um universo ambivalente da tradição popular e da realidade política daqueles anos, com obras atravessadas pelo debate sobre a liberdade e arbítrio: uma poética da resistência.Downloads
Referências
ADERNE, Isa. Tribuna. Vitória, 19/09/1974.
ALTINO, José. Correio da Paraíba, 29/10/1978.
ARGAN, Giulio Carlo. El arte moderno:1770-1970. Valencia: Fernando Torres Ed. 1975.
FERREIRA, Heloisa & TAVORA, Maria Luisa Luz (org.) Gravura Hoje: depoimentos. Rio de Janeiro: SESC/ Tijuca, 1996, vol. II.
TAVORA, Maria Luisa Luz. Gravura artística contemporânea posta em questão:anos 50 e 60. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em História Social (História e Cultura) IFCS/UFRJ,1999.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).