A fratura iconológica
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.85-104Palavras-chave:
iconologia, arte, leitura de imagem, alegoriaResumo
O artigo utiliza a teoria crítica de W.J.T. Mitchell para estabelecer uma aproximação entre sua metodologia de análise da imagem e a tradição de leitura alegórica, tecnicamente denominada como alegorese. A partir daí investiga-se as conexões ramificadas e fragmentárias que podem ser estabelecidas entre o visível e o legível, não apenas em obras de arte de diversas épocas, mas também em uma campanha publicitária. O objetivo final é apresentar estratégias iconológicas que permitam enfrentar os pontos cegos que habitam as interfaces entre as imagens que nos cercam.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Escritores, Intelectuais, Professores e outros ensaios. Lisboa: Editorial Presença, 1975.
BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Editora Globo, 1989.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX (Exposé de 1939). In: Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
BESANÇON, Alain. A imagem proibida. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1997.
BOEHM, Gottfried. O que se mostra. Da diferença Icônica. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 22, 2011.
BRUGGEN, Coosje van. Bruce Nauman. Nova York: Rizzoli, 1980.
CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olypio, 2002.
DEBRAY, Regis. A decolagem alfabética. In: Deus um itinerário. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2004.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, George. Poderes da figura: exegese e visualidade na arte cristã. Revista de Comunicação e Linguagens, n. 5, dez. 1994.
ECO, Umberto. O Alegorismo enciclopédico. In: Arte e beleza na estética medieval. São Paulo: Editora Globo, 1987.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FOSTER, Hal. Signos subversivos. In: Recodificação. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1989
GAUR, Albertine. A History of Writing. Londres: The Britsh Library, 1992.
HOCKE, Gustav R. O Pansexualismo. In: Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LAMBERT, Gilles. Caravaggio. Lisboa: Taschen, 2008.
MITCHELL, W. J. T. Iconology, Image, Text, Ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
MITCHELL, W. J. T. Picture Theory. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
MURICY, Katia. Alegorias da dialética, imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
NÉRET, Gilles. Malevitch. Lisboa: Taschen, 2003.
OWENS, Craig. O impulso alegórico: sobre uma teoria do pós-modernismo. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 11, 2004.
OWENS, Craig. Representação, apropriação e poder. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 23, 2012.
PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. Lisboa: Ed. Presença, 1989.
STRATHERN, Paul. Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
STROULHAL, Eugen. Os escribas das casas da vida. In: A vida no egito antigo. Barcelona: Folio, 2009.
TUNGATE, Mark. Fashion Brands – Branding Style from Armani to Zara. Londres: Kogan Page Limited, 2008.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).