Pequena viagem à terra do melhor conhecimento: um caminho aberto com Klee
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.29-44Palavras-chave:
arte e educação, Paul Klee, produção de vídeoResumo
Este artigo relata o processo de realização de um vídeo coletivo, em três turmas da disciplina “Arte e educação”, do primeiro período do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O título dos vídeos, “Pequena viagem ao país do melhor conhecimento – a biblioteca”, remete ao texto Confissão criadora, de Paul Klee. A partir da poética suscitada pelas ideias de Klee e pela reverberação das colocações de Agamben sobre os múltiplos papéis da singularidade na “comunidade que vem”, busca-se – na arte – sua aproximação com a educação e as possibilidades pedagógicas provenientes da tensão entre ambas.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. La comunidad que viene. Trad. José Luis Villacañas, Cláudio La Rocca e Ester Quirós. Valencia: Pre-textos, 2006.
ANDRADE, O. Trechos escolhidos. Rio de Janeiro: Agir, 1977.
CAMARGO, I. Gaveta dos guardados. Augusto Massi (Org.). São Paulo: Ed. USP, 1998. Apud “Arte – linguagens”. Alayde Wanderley Mariani (org.). Rio de Janeiro: Paço Imperial, s/d.
CASTRO, M. A. De. O acontecer poético. A história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982.
DONDI, D. A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença. O que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2010.
KLEE, P. “Sobre a arte moderna e outros ensaios.” Trad. Pedro Sussekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Apud “Arte – linguagens”. Alayde Wanderley Mariani (Org.). Rio de Janeiro: Paço Imperial, s/d.
HEIDEGGER, M. “Construir, habitar, pensar”. In Ensaios e Conferências. Trad. Márcia Schuback e outros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
RILKE, R. M. Cartas a um jovem poeta. Trad. Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Globo, 1986.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).