Diante do aparelho: a experiência pedagógica do cinema em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.45-61Palavras-chave:
pedagogia do cinema, técnica, Walter BenjaminResumo
Este artigo procura discutir a dimensão pedagógica do cinema a partir das reflexões de Walter Benjamin nos seus ensaios O autor como produtor e A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Diferente do uso instrumentalizado do conteúdo de filmes para uso educativo, buscamos explorar uma pedagogia do cinema intrínseca ao seu processo de produção e exibição. Ao desautomatizar o ato de assistir e filmar é possível estabelecer uma nova relação do homem com o mundo, transfigurando a realidade a partir de seu contato criativo com a técnica.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Nilson Assunção; SOTOMAIOR, Gabriel. O cineasta como produtor. In: PERNISA, Carlos. et al. (Org.). Walter Benjamin: Imagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
ARAÚJO, Carolina. O autor como produtor: reflexos da técnica platônica em Walter Benjamin. In: D’ANGELO, Marta; OLIVEIRA, Luiz Sérgio de (Org.) Walter Benjamin: arte e experiência. Rio de Janeiro: Nau; Niterói: EdUFF, 2009.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
BARROS, Manoel. Depoimento extraído do documentário Janela da Alma, direção João Jardim e Walter Carvalho, Brasil, 2001.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de trasnmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2008.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
D’ANGELO, Martha. Arte, política e educação em Walter Benjamin. São Paulo: Loyola, 2006.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin, memória, história e narrativa. Revista Mente, Cérebro e Filosofia - Adorno, Horkheimer, Fromm, Benjamin: o homem no caos do capitalismo moderno, v. 7, 2008.
GATTI, Luciano. Constelações - crítica e verdade em Adorno e Benjamin. São Paulo: Loyola, 2009.
OMAR, Arthur. Cinema, vídeo e tecnologias digitais: a questão do artista. In: BENTES, Ivana. (Org.). Ecos do cinema de Lumière ao digital. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
PALHARES, Taísa Helena. Benjamin: experiência e vivência - arqueologia da modernidade e perda da aura. Revista Mente, Cérebro e Filosofia - Adorno, Horkheimer, Fromm, Benjamin: o homem no caos do capitalismo moderno, v.7, 2008.
ROTH, Laurent. A Câmera DV: órgão de um corpo em mutação. In: LABAKI, Amir e MOURÃO, Maria Dora (Org.). O Cinema do real. São Paulo: Cosac e Naify, 2005.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).