O Chefe: acerca da questão sem solução da autoridade e da imagem pública na obra de Joseph Beuys
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.143-167Palavras-chave:
Joseph Beuys, imagem pública, questão da autoridadeResumo
Esteja certo, a arte oferece respostas. Sua força, porém, reside frequentemente em suas questões sem respostas. Em suas declarações sobre seu próprio trabalho, Joseph Beuys inunda seus ouvintes e leitores com respostas. Como consequência, as tensões internas e as questões sem respostas no cerne de sua obra são escassamente reconhecidas. Uma aceitação incondicional da autoridade interpretativa de Beuys sobre sua própria prática tem levado o discurso em torno de sua obra a fracassar ao enfrentar sua questão central não resolvida: a questão da autoridade em si. Com intuito de compreender o significado do trabalho de Beuys no contexto dos debates artísticos e políticos dos anos 1960 e 1970, é crucial entender os conflitos internos e as contradições não resolvidas que perpassam essas questões, bem como a maneira que Beuys, publicamente, desempenhou o papel de artista no que diz respeito à questão da autoridade.Downloads
Referências
BUCHLOH, Benjamin. Beuys: The Twilight of the Idol, Artforum 18, n. 5, p. 35-43, 1980.
KOSUTH, Joseph. intention(s), Art Bulletin 78, n. 3, p. 407-412, set. 1996.
KOSUTH, Joseph. Art after Philosophy and After Collected Writings, 1966-1990, ed. Gabriele Guercio. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.
KUSPIT, Donald. The Cult of the Avant-garde Artist. New York: Cambridge University Press, 1993.
NANCY, Jean-Luc. The Inoperative Community, trans. Peter Connor, Lisa Garbus, Michael Holland, and Simona Sawhney. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991, p. 45-46.
VERWOERT, Jan. The Boss: On the Unresolved Question of Authority in Joseph Beuys’ Oeuvre and Public Image, E-flux Journal, dez. 2008, disponível em http://www.e-flux.com.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).