Relatos desconformes: teoria queer, política e arte em um mundo pós-colonial
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.15-24Palavras-chave:
teoria queer, transculturas, micropolíticasResumo
Desde meados dos anos oitenta do século XX pode-se falar da emergência das teorias pós-coloniais. A elas se juntou uma leitura de gênero e feminista e, em seguida, na década de noventa, as contribuições relativas à diversidade sexual em relação ao pensamento queer. Durante todo este período e na primeira década do século XXI, a arte tem sido um espaço catalisador de diferentes representações que permitem desenhar um mapa simbólico e político do mundo que se desloca em ritmos diferentes: desde as discriminações mais flagrantes dos direitos humanos à explosão de desejos, afetos e sexualidades heterodoxas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).