Mamãe, quero ser artista! Notas sobre a situação de algumas trabalhadoras no setor da produção de imagens, aqui e agora.

Autores

  • María Ruido

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.25-39

Palavras-chave:

feminismo, crítica da representação, trabalho imaterial

Resumo

Trata-se de um texto escrito a partir da experiência da própria artista como mulher feminista, comprometida com a produção cultural e a pesquisa, onde propõe uma revisão crítica do contexto político, econômico e social no qual são produzidas as imagens da instituição e do mercado da arte, tratando de evidenciar o sexismo, classismo e etnocentrismo que se escondem atrás da aparente liberalidade, heterogeneidade e tolerância da arte europeia do início do séc. XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Ruido

María Ruido é artista, produtora cultural, pesquisadora e editora da revista / Arte y políticas de identidad / (http://revistas.um.es/api). Desde 1996 vem desenvolvendo diversos projetos interdisciplinares sobre a elaboração social do corpo e a(s) identidade (s), bem como sobre as formas de trabalho e a construção da memória coletiva e pessoal, principalmente através do vídeo e da escrita. Atualmente vive em Barcelona, onde ensina no Departamento de Imagem da Universidade de Barcelona.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

Ruido, M. (2010). Mamãe, quero ser artista! Notas sobre a situação de algumas trabalhadoras no setor da produção de imagens, aqui e agora. REVISTA POIÉSIS, 11(15), 25-39. https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.25-39

Edição

Seção

DOSSIÊ