Exposição: uma experiência de clínica em arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.98-107Palavras-chave:
clínica, desejo, vínculoResumo
Em Exposição (Casos 1 e 2), estabeleço uma clínica, que em arte não diagnostica nem cura, para refletir o comentário sobre o outro, como espectro, simulacro, paciente e espectador. Investigo o desejo de ser outro, ou do outro e desse vínculo com a autobiografia, através de jogos mentais de desejo e memória.
Downloads
Referências
CAVELL, S. Esta América Nova, ainda Inabordável. São Paulo: Editora 34, 1997.
DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas, São Paulo: Editora Perspectiva, 2004
FREUD, Sigmund. História de uma neurose infantil e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1969. FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
LACAN, Jacques. Nomes-do-pai. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, Ed, 2005.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalité et Infini: Essai sur l’extériorité. Paris: Le Livre de Poche, 1971
MAGNO, MD. A Natureza do Vínculo. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
MARCUSE, Herbert. A Dimensão Estética. Lisboa: edições 70, 1977.
ROSSET, Clément. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
WANDERLEY, Lula. O dragão pousou no espaço: arte contemporânea, sofrimento psíquico e Objeto relacional de Lygia Clark. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).