Do Claro e do Escuro: O contemporâneo em Arthur Bispo do Rosário.
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.122-133Palavras-chave:
atopia, contemporâneo, excessoResumo
O que é o Contemporâneo?, escrito do filósofo Giorgio Agamben; e O Agoral, ensaio do poeta Antônio Cicero - leituras que se cruzam no apuro do olhar que se dirige ao artista contemporâneo Bispo do Rosário, poética que nos convoca, instigando-nos a pensar, seja pela surpreendente estesia, ou pela desconcertante origem. Estabeleceremos diálogos e reflexões acerca do que entendemos por contemporâneo, para pensarmos as implicações do termo atrelado às obras do artista.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? Tradução inédita de Cláudio Oliveira. Mimeo.
BATAILLE, Georges. A Experiência Interior. Tradução de Celso Libânio Coutinho et ali. São Paulo, Editora Ática, 1992.
BAUDELAIRE, Charles. O pintor da Vida Moderna. In: Obras Estéticas, filosofia da imaginação criadora. Petrópolis: Ed. Vozes, 1993.
CÍCERO, Antônio. O Agoral. In: O mundo desde o fim. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1995.
_____________. Poesia e paisagens urbanas. In: Mais poesia hoje, organização Celia Pedrosa. Rio de Janeiro, Ed. 7 Letras, 2000.
HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).