Cabeça, tronco e membros: reflexões sobre um projeto de instalação
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.151-161Palavras-chave:
pragmatismo, estética, arteResumo
Esse texto, que aborda teorias da percepção, da fotografia e das artes visuais, é uma reflexão da autora sobre os procedimentos utilizados para a construção de um projeto de instalação. Cabeça, tronco e membros foi experimentado no galpão do programa de pós-graduação em artes visuais da EBA – UFRJ e, posteriormente, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, através do projeto Rumos do Itaú Cultural.Downloads
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1989.
BARTHES, Roland. A câmera clara. Tradução Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 1980.
BERGSON, Henri, Matéria e Memória. Tradução Paulo Neves da Silva. Ed. Martins Fontes. São Paulo. 1990.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. Tradução Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WITTGENSTEIN, Ludwig, 1889-1951. Investigações filosóficas. Tradução José Carlos Bruni. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).