Uma Pesquisa Prática do Musical na Universidade: Encontro com Aracy Cortes.

Autores

  • Vera Regina Martins Colaço
  • José Ronaldo Faleiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.24-39

Palavras-chave:

musical, encenação, pesquisa universitária

Resumo

Neste artigo relatamos a experiência de encenar um musical com alunos do Curso de Teatro, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com este trabalho materializamos os procedimentos cênicos da pesquisa sobre o Teatro de Revista Brasileiro. Demos grande atenção ao trabalho do ator e da encenação na perspectiva revisteira. Acentuamos o fato de que na atuação para uma Revista, um musical, o ator deve ser capaz de cantar, dançar diferentes ritmos, num diapasão cômico/paródico ou dramático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Martins Colaço

Vera Regina Martins Collaço - Pesquisa sobre História do Teatro Brasileiro. Ministra disciplinas no curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Teatro, do Centro de Artes, da UDESC.

José Ronaldo Faleiro

José Ronaldo Faleiro – Pesquisa sobre Jacques Copeau. Ministra disciplinas no curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Teatro, do Centro de Artes, da UDESC.

Referências

ANTUNES, Delson. Fora do Sério: um panorama do Teatro de Revista no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004.

________________ O Homem do Tro-Lo-Ló Jardel Jércules e o Teatro de Revista Brasileiro. Dissertação de Mestrado. UNIRIO, 1996.

CALDEIRA, Solange. As Coristas da Praça Tiradentes: Uma polêmica sócio-cultural. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e

Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 2000.

GIRON, Luiz Antônio. Ensaio de Ponto: recortes carnavalescos por Saturnino Praxedes, ex-funcionário da Companhia Nacional de

Burletas & Revistas do Teatro São José. São Paulo: Ed. 34, 1998.

GOMES, Tiago de Melo. Um Espelho no Palco: identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920.

Campinas: São Paulo: Unicamp, 2004.

KUHNER, Maria Helena de Oliveira. O teatro de revista e a questão da cultura nacional e popular. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1979.

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o Rebolado: Vida e Morte do Teatro de Revista Brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

RUIZ, Roberto. Araci Cortes Linda Flor. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1984.

___________. O Teatro de Revista no Brasil: do início à I Guerra Mundial. Rio de Janeiro: INACEN, 1988.

SÜSSEKIND, Flora. As Revistas de Ano e a Invenção do Rio de Janeiro. RJ: Nova Fronteira: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.

VENEZIANO, Neyde. Não Adianta Chorar: teatro de revista brasileiro... Oba! Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 1996.

__________________. O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Campinas, São Paulo: Pontes: UNICAMP, 1991.

___________________. De Pernas Para o Ar Teatro de Revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Colaço, V. R. M., & Faleiro, J. R. (2010). Uma Pesquisa Prática do Musical na Universidade: Encontro com Aracy Cortes. REVISTA POIÉSIS, 11(16), 24-39. https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.24-39

Edição

Seção

DOSSIÊ