É Brasileiro, Já Passou de Americano
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.52-61Palavras-chave:
teatro musical, teatro de revista, preconceito, dramaturgia.Resumo
Breves comentários sobre o Teatro Musical Brasileiro desde a sua chegada, ao Brasil, até os dias de hoje, quando o teatro tecnológico e melodramático aporta em São Paulo com as mega-produções da Broadway. Este artigo pretende alertar sobre a necessidade de se formarem libretistas e especialistas em playwriting, a fim de que o musical contemporâneo brasileiro e seus personagens sejam, dramaturgicamente, pensados e construídos entre música e fala, com eficácia. Paralelamente aos musicais americanos, poderemos exportar nossos espetáculos e construir a mão-inversa, divulgando nosso teatro, nossas histórias e nossa música através desta outra forma de expressão teatral. Se, no passado, exportamos revistas musicais, poderemos, no presente, exportar grandes produções musicais com tecnologia.Downloads
Referências
EVEN, David. The Story of America´s Musical Theater. Nova York: Chilton Company. Book Division, 1967.
FRANKEL, Aaron. Writing the Broadway Musical. Nova York: Da Capo Press. 2000.
PIROTTA, Nilthe Miriam. O Melos Dramático: a gênese do musical moderno. Tese de Doutorado. ECA/USP, 1997
SANT´ANNA, Afonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1986.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes, Editora da UNICAMP, 1991.
_______________. Não adianta Chorar: teatro de revista brasileiro. Oba! Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
_______________. De Pernas para o Ar: teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado. Coleção Aplauso. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).