Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó

Autores

  • Ricardo Barberena

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.93-104

Palavras-chave:

fotografia, memória, história, esquecimento

Resumo

Na exposição Imemorial (1994), a fotógrafa Rosângela Rennó trabalhou em arquivos recuperados que estavam socialmente sepultados pela História Oficial brasileira. Essa poética fotográfica demostra uma perspectiva de luto que evidencia o funcionamento de uma política simbólica de opacidade. Assim sendo, Rennó está alinhada ao caráter primordial da fotografia: a construção de evidências.

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Referências

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Publicado

2009-08-31

Como Citar

Barberena, R. (2009). Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó. REVISTA POIÉSIS, 10(13), 93-104. https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.93-104