Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.173-184Palavras-chave:
documentário, realismo, verossimilhançaResumo
Análise do filme Cabra Marcado para Morrer, do cineasta Eduardo Coutinho, enfocando a discussão sobre o realismo no cinema. Após uma reflexão em torno da noção de Efeito de Real - aplicada à Teoria do Cinema - para Roland Barthes, sociólogo e semiólogo francês, segue-se a análise de algumas sequências do documentário que permitem compreender melhor esse debate. O artigo propõe alguns elementos para uma compreensão da importância de se reconhecerem os mecanismos de criação de um verossímil no cinema, e a relação de Cabra Marcado com tal prática. Eduardo Coutinho inova a produção documental, ao quebrar padrões cinematográficos desde o seu primeiro filme, e a reflexão sobre o realismo a partir de Cabra Marcado para Morrer permite entender tais questões.Downloads
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Filmes:
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VHS, 35mm. 119 min.
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COUTINHO, Eduardo – Edifício Master. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2002. DVD, 35mm. 110 min.
COUTINHO, Eduardo – O Fim e o Princípio. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2005. DVD, 35mm. 110 min
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