Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário

Autores

  • Joana De Conti Dorea

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.173-184

Palavras-chave:

documentário, realismo, verossimilhança

Resumo

Análise do filme Cabra Marcado para Morrer, do cineasta Eduardo Coutinho, enfocando a discussão sobre o realismo no cinema. Após uma reflexão em torno da noção de Efeito de Real - aplicada à Teoria do Cinema - para Roland Barthes, sociólogo e semiólogo francês, segue-se a análise de algumas sequências do documentário que permitem compreender melhor esse debate. O artigo propõe alguns elementos para uma compreensão da importância de se reconhecerem os mecanismos de criação de um verossímil no cinema, e a relação de Cabra Marcado com tal prática. Eduardo Coutinho inova a produção documental, ao quebrar padrões cinematográficos desde o seu primeiro filme, e a reflexão sobre o realismo a partir de Cabra Marcado para Morrer permite entender tais questões.

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Filmes:

COUTINHO, Eduardo – Cabra Marcado para Morrer. Rio de Janeiro: Mapa Filmes e Globo Vídeo, 1964-1981.

VHS, 35mm. 119 min.

COUTINHO, Eduardo – Santo Forte. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999. DVD, 35mm. 80 min.

COUTINHO, Eduardo – Edifício Master. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2002. DVD, 35mm. 110 min.

COUTINHO, Eduardo – O Fim e o Princípio. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2005. DVD, 35mm. 110 min

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Publicado

2009-08-31

Como Citar

Dorea, J. D. C. (2009). Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e os efeitos de real no cinema documentário. REVISTA POIÉSIS, 10(13), 173-184. https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.173-184