O efeito de real
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.241-259Palavras-chave:
pintura ocidental, inscrição do sujeito, efeito de realResumo
A partir do que chama de efeito de real na arte ocidental, o autor apresenta uma análise do sistema figurativo da pintura européia, do Renascimento até o século XX, na tentativa de evidenciar como esse sistema não só pôs em prática, mas também aperfeiçou o dispositivo de inscrição do sujeito (o espectador) na representação. Pretende por aí propor um modelo de crítica artística que se possa estender às produções cinematográficas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Sem referências
Downloads
Publicado
2009-08-31
Como Citar
Oudart, J.-P. (2009). O efeito de real. REVISTA POIÉSIS, 10(13), 241-259. https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.241-259
Edição
Seção
TRADUÇÃO
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).